7º CONDEST celebra história e excelência do ensino na Engenharia de Segurança do Trabalho

A sétima edição do Congresso Nacional dos Docentes de Engenharia de Segurança do Trabalho (Condest) foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro, em Campo Grande, MS, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS). A solenidade de abertura reuniu importantes nomes do segmento, representantes de instituições de ensino e de classe. O destaque da noite ficou por conta das homenagens aos professores e a entrega do Selo de Excelência Ouro à universidade que atendeu os critérios do reconhecimento.

A solenidade de abertura, realizada na noite do dia 8, contou a apresentação cultural do Grupo Acaba, sexteto tradicional de Mato Grosso do Sul, que canta temas alusivos ao Pantanal e tem na sua composição dois engenheiros de segurança do trabalho. A performance musical representou as boas-vindas sul-mato-grossense a todos os participantes presentes e à audiência remota, que acompanhou a transmissão ao vivo. Na sua fala inicial, a presidente da ANDEST do Brasil, engenheira civil e de segurança do trabalho, professora Elizabeth Cox, saudou os participantes destacando os programas que são desenvolvidos dentro da ANDEST do Brasil.

Grupo ACABA do MS
Grupo ACABA

Minicursos e importantes temas relacionados à Engenharia de Segurança do Trabalho

O primeiro dia de Condest foi dedicado, quase que exclusivamente, à realização de minicursos. Foram oferecidos quatro no total, realizados nos auditórios do Crea-MS. Na manhã do dia 8, a programação contemplou dois temas: (A1) Atualização sobre Equipamentos e Instalações Eletromecânicas em Atmosferas Explosivas contendo Poeiras Combustíveis; (B1) ESG e Segurança do Trabalho – Desafios e Estudos de Casos.

Emg. André Cardoso

O primeiro deles foi ministrado pelo engenheiro André Cardoso – mestre em Engenharia Mecânica, também é eng. de Seg. do Trabalho, eng. de Controle e Automação e eng. de Confiabilidade. Já conduzindo o minicurso que tratou sobre ESG esteve o Eng. Emmanuel Marinho Queiroz Filho, que é doutorando em Desastres Naturais, mestre em Eng. Mecânica, eng. de Segurança de Trabalho, pós-graduado em Gerenciamento de Resíduos Industriais e Urbanos.

Eng. Emmanuel Marinho explanando
Desembargador José Augusto Nascimento

Em seguida o Desembargador José Augusto Nascimento, do Tribunal Regional do Trabalho da 20 Região, esteve à frente do minicurso (A1) Responsabilidade Civil e Criminal – Ensino e Exercício Profissional. E o eng. Alexandre Fascina conduziu o minicurso (B2) Teoria e Prática de Equipamentos Destinados à Medição de Vibração Ocupacional. Fascina é engenheiro eletricista, diretor da Chrompack, coautor do Guia da NR33, além de especialista em ruído, vibração e calor.

Eng. Alexandre Fascina

Painéis relacionados a história e evolução no ensino da Engenharia de Segurança do Trabalho

O segundo dia de Condest foi marcado pelos debates em torno de temas que percorreram desde a história e evolução no Ensino da Engenharia de Segurança do Trabalho até questões urgentes e atuais que versam sobre a atribuições profissionais. O primeiro painel, que teve a abertura conduzida pela presidente da ANDEST do Brasil, Eng.ª Elizabeth Cox, contou ainda com a participação dos membros da diretoria Luiz Eurípedes Ferreira Rosa, Francisco Machado da Silva, Ivan Rigoletto, Ronald Vieira Donald e Denilson Rodrigues Santana.

Após o intervalo do almoço a Eng.ª Clarice Barreto coordenou a apresentação dos trabalhos acadêmicos. Logo a seguir, foi aberto o espaço para a promoção do painel 3, com o tema Engenharia de Segurança do Trabalho – Formação & Profissão, tendo como palestrantes Aureo Figueiredo Doutor em Engenharia pela Poli, e Ricardo Carvalhal Coordenador da Câmara em EST do Crea-SP.

Em seguida, o painel 2 sediou discussões sobre Criatividade e Experiências Práticas, com falas de Rogério Balbinot, presidente da Ares, da coordenadora da pós-graduação em Eng. de Seg. do Trabalho da UniAraguaia, Isabelle Rocha Arão, da consultora na área, Gleice Piovesan e teve como moderador Celso Berilo Cidade Cavalcanti.

Como encerramento dos trabalhos ocorreu a Mesa Redonda:  Atribuições Profissionais e Dispositivos Disciplinadores, com a participação de Denilson Rodrigues Santana – Diretor da ANDEST do Brasil, Michele Costa Ramos Conselheira Federal do Confea e Jason Brais Benites de Oliveira – Superintendente do Crea-MS.

Todo o conteúdo do Congresso está disponível no canal do YouTube da ANDEST do Brasil e pode ser consultado.

Demais imagens do 7 CONDEST pode ser acessada aqui.

Carta de Campo Grande

Todas as discussões sediadas no 7º Condest culminaram na elaboração da Carta de Campo Grande, com recomendações pertinentes e, principalmente, que atendem ao objetivo proposto do evento que é discutir e fomentar o ensino e suas estratégias, para alcançar a excelência.

Para acessa-la clique aqui