TÓPICO 1 – Preliminares

A ANDEST, foi criada, instalada e fundada em 01 de dezembro de 2004 na capital São Luiz, Maranhão durante a realização da 61ª SOEAA – SEMANA OFICIAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA, evento oficial e nacional, abrangente, renomado, histórico e de caráter anual do Sistema CONFEA/CREA, de alta credibilidade, com participação internacional.

Estiveram presentes nessa fundação, o presidente do CONFEA, Wilson Lang, o presidente do CDEN – Colégio das Entidades Nacionais, e diversos Conselheiros Federais, bem como alguns presidentes de CREAs e Entidades Nacionais do Sistema. Estiveram também presentes os presidentes da ANEST – Francisco Machado e da AIEST – Nelson Burille.

Assim foi criado o Sistema: ANEST/ANDEST/AIEST, como um sistema orgânico e integrado, como corrente de 3 elos, entidades coirmãs, devendo trabalhar em parceria, constante sintonia e solidariedade, sendo a ANDEST a vertente da Educação em EST no Brasil, a AIEST, a vertente Internacional em EST, com sede permanente em Brasília-Brasil, e cabendo à ANEST, a vertente do exercício profissional, em EST.

Em 27 de julho de 2005, na capital Natal no Rio Grande do Norte, durante a realização do Congresso Nacional da Engenharia, a Comissão Provisória da ANDEST  com a participação dos fundadores: Francisco Machado da Silva, Celso Atienza, Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite, Luiz Faro, Pedro Robin,  Nelson Burille, Fernando Rosas e Pedro Lopes, todos engenheiros e  professores dos Cursos de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho nas Universidades Federais, realizaram a eleição e posse da primeira diretoria da ANDEST.

Na ocasião foi aprovado o Estatuto da Entidade, bem como realizada a ata de fundação, eleição e posse da primeira diretoria da ANDEST, registrado em cartório, cabendo à presidência, ao eng. Celso Atienza. Como objetivo principal foi aprovado por unanimidade para a ANDEST a missão privativa e única, de integrar, interagir e estimular a valorização do ensino e dos Professores na área da Segurança do Trabalho, realizando cursos, congressos nacionais (CONDEST) e demais eventos pertinentes para os professores, promovendo o aperfeiçoamento técnico para os mesmos, nessa órbita, reformulando a grade curricular do Curso, fazendo parceria com o MEC, bem como atuar como intermediário entre os Sistemas de Ensino e o Profissional: CONFEA/CREA, visando a agilização, aperfeiçoamento e desburocratização dos procedimentos de registros nos Conselhos, agindo com rapidez, qualidade e excelência.

Assim definiu-se como atividades da ANDEST, a valorização dos professores, e o estímulo a melhoria contínua (qualidade), do oferecimento dos cursos de engenharia de segurança do trabalho.

TÓPICO 2 – Criação da ANDEST do Brasil

No decorrer dos últimos 15 anos, com diversas eleições realizadas na ANDEST, em diversos Estados no Brasil, desde então, houve descuidos dos diretores da ANDEST, que não atualizaram os registros pertinentes junto ao Cartório, de regularização anual, obrigatórios, como determina a legislação, referentes aos documentos: 1. convocações e publicações das ASSEMBLEIAS GERAIS; 2. respectivas atas; 3. reformulações estatutárias; 4. prestações de contas anuais; 5. Propostas orçamentárias anuais; 6. Programas e ações da diretoria anuais; 7. balancetes contábeis mensais e anuais; 8. Pareceres do Conselho Fiscal etc.

Os mandatários de então, alguns já faleceram, tornando-se impossível o resgate de tais documentos cartoriais. Tentamos resgatar, mas faltaram as assinaturas dos referidos diretores de então. Assim por orientação jurídica, para viabilizar a Entidade, tivemos que “rebatizar” a ANDEST, como: ANDEST do Brasil, para viabilizar a entidade e dar continuidade institucional a sua relevante história, sem perder as características e o nosso DNA.

Assim, em um Congresso de Engenheiros em Cuiabá, em 2020, aprovou-se em ASSEMBLEIA GERAL, por unanimidade, a nova denominação da Entidade: ANDEST do Brasil, com novo CNPJ, mas sem ferir a continuidade da anterior, unindo as duas histórias, sem interrupção, preservando inclusive a numeração dos CONDEST, já realizados.

Quanto ao antigo CNPJ, pagamos as dívidas anteriores, cujo cancelamento está em fase final, vigorando, portanto, o novo CNPJ. Nessa ASSEMBLEIA GERAL da ANDEST do Brasil, em 2020, em Cuiabá, foi eleita a Diretoria vigente tendo como presidente a enga. Elizabeth Cox, para o período 2020 a 2023.

Cada uma das três Entidades, ANEST, AIEST e ANDEST do Brasil, são independentes e autônomas, para cumprir suas funções e metas propostas, preservando sempre o caráter da parceria e solidariedade, entre si.