Na reunião virtual da Diretoria da ANDEST do Brasil realizada no dia 24 de junho de 2021 foi aprovado o Programa de Valorização dos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho que entre suas ações está a realização de um Sistema de Premiação das Instituições de Ensino Superior que de forma voluntária queiram ser avaliadas e reconhecidas quanto a excelência de suas atividades educacionais, preenchendo os requisitos normativos do oferecimento do curso de pós-graduação latu sensu.

No primeiro ano a ANDEST do Brasil recebeu um número limitado de Instituições de Ensino Superior que de forma voluntária foram avaliadas quanto ao oferecimento do curso, participando assim do projeto protótipo desta premiação designada Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil.

O Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil foi criado contendo 3 níveis de classificação.

O Nível Bronze corresponde ao atendimento pela IES de no mínimo 75% dos itens normativos previamente pontuados. Nível Prata que atende de 76% até 90% e Nível Ouro que atende a mais de 90%.

A validade do uso do Selo pela IES em suas publicações e publicidade será de um ano no caso dos Níveis Bronze e Prata e de dois anos no Nível Ouro.

O Sistema de Avaliação e Premiação Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil será realizado anualmente sendo que as IES que desejarem, poderão participar todos os anos.   

A premiação do Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil será entregue anualmente por ocasião do CONDEST – Congresso Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho. Este ano será no 7º CONDEST realizado em Campo Grande-MS nos dias 08 de 09 de setembro de 2022.