Dentre as ações do Programa de Valorização dos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho está a realização de um Sistema de Premiação das Instituições de Ensino Superior que de forma voluntária queiram ser avaliadas e reconhecidas quanto a excelência de suas atividades educacionais, preenchendo os requisitos normativos do oferecimento do curso de pós-graduação latu sensu e requisitos outros que levam a qualidade deste oferecimento.

No primeiro ano a ANDEST do Brasil recebeu um número limitado de Instituições de Ensino Superior que de forma voluntária foram avaliadas quanto ao oferecimento do curso, participando assim do projeto protótipo desta premiação designada Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil.

O Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil foi criado contendo 3 níveis de classificação.

O Nível Bronze corresponde ao atendimento pela IES de no mínimo 75% dos itens normativos previamente pontuados. Nível Prata que atende de 76% até 95% e Nível Ouro que atende a mais de 95%.

A validade do uso do Selo pela IES em suas publicações e publicidade é de um ano no caso dos Níveis Bronze e Prata e de dois anos no Nível Ouro.

O Sistema de Avaliação e Premiação Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil é realizado anualmente, sendo que as IES que desejarem, poderão participar todos os anos.   

A premiação do Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil é entregue, por ocasião do CONDEST – Congresso Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Em 2024 o 9º CONDEST será realizado em Brasília-DF.

Para ter acesso o Edital do Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil 2024 acesse aqui.

Este ano o Programa Selo de EXCELÊNCIA inclui a possibilidade de ser avaliado curso em andamento podendo atingir a pontuação máxima correspondente a Nível Prata, pois a entrega do cronograma realizado será parcial. Assim, no próximo ano, com o cronograma realizado na íntegra, existe a possibilidade de atingir pontuação correspondente ao Nível Ouro.

São Parceiros Institucionais do Selo de EXCELÊNCIA ANDEST do Brasil o Crea-MS e o Crea-PA.