Os minicursos serão presenciais e transmitidos de forma online (link será encaminhado previamente aos inscritos)

08set – Período Matutino

Minicurso A1

Carga Horária: 4 horas.

Objetivo: O objetivo deste minicurso é analisar os riscos associados a movimentação dos grãos e as características técnicas básicas objetivando a seleção dos equipamentos destinados à movimentação desses.

Resumo: Os equipamentos eletromecânicos instalados em áreas contendo atmosferas explosivas, tais como silos, armazéns graneleiros, unidades de transbordo, terminais portuários e outros destinados ao manuseio de granéis sólidos de origem vegetal ou mineral, devem apresentar as características necessárias à proteção contra incêndios e explosões.

Ementa: Generalidades, acidentes associados a poeira dos grãos, fenômenos associados, fontes de ignição, risco de incêndio, temperatura máxima de superfície  (Tmáx), temperatura mínima de ignição (TMI camada),índice de combustibilidade (CI), risco de deflagrações, temperatura mínima de ignição (TMI suspensão), risco de explosões, energia mínima de ignição (EMI), granulometria, eventos secundários, concentração mínima de explosividade (CME), pressão máxima (Pmáx), temperatura de auto-ignição (TAI), atmosferas explosivas; áreas classificadas; estudo de áreas classificadas, classificação de Áreas, classificação de zonas, classificação de grupo e subgrupo, nível de proteção (EPL), grau de proteção (IP), tipos de proteção.

Minicurso B1

Carga Horária: 4 horas.

Objetivo: Compreender os conceitos e a teoria da Gestão da Sustentabilidade e Governança Corporativa no âmbito das temáticas ESG – Environmental, Social and Governance; Analisar as funções, estruturas e as atividades e seu contexto ocupacional; Compreender o perfil do profissional da área preventiva no âmbito do ESG na transição para o Capitalismo Regenerativo.

Resumo: Oferecer ao participante um panorama sobre sustentabilidade empresarial focando em critérios de avaliação ESG (ambientais, sociais e de governança) e a evolução do tema com uma abordagem ocupacional.

Ementa: As pressões recentes de mercado são os impulsionadores do movimento ESG com apresentação de tendências relacionadas a gestão para a sustentabilidade. Os principais conceitos e lentes que contextualizam a onda ESG: responsabilidade social, sustentabilidade empresarial, e a valorização do ser e o desdobramento de nova visão ocupacional e integral na organização. Destrinchando os aspectos de ESG: Governança e Transparência; Aspectos de ESG & Participação / Consulta (ISO 45001). A gestão ESG nas empresas. Economia Circular e o jeito humano de ser.

08set – Período Vespertino

Minicurso A2

Carga Horária: 4 horas.

Objetivo: Atualizar e capacitar os profissionais do Sistema CREA/CONFEA sobre a doutrina, jurisprudência e legislação referente às responsabilidades civis e criminais decorrentes de suas atividades profissionais, visando o domínio do assunto para não sofrerem qualquer condenação relativa ao tema. Foco especial nas questões relacionadas ao ERRO PROFISSIONAL e suas consequências jurídicas, além de uma análise sobre o dano material e moral, responsabilidade e indenização.

Resumo: a. Conceito de DANO Moral, Material e Estético. b. NEXO CAUSAL: Conceito, Teorias, Ato Inseguro e Condição Insegura. Exclusão do Nexo Causal. c. INDENIZAÇÃO: Conceito. Características. Critérios para fixação do valor. d. RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL NO BRASIL. Conceito. Considerações Gerais. Diferenças e Enquadramento Legal.

Ementa: O trabalho dos profissionais do Sistema CREA/CONFEA, tem como base a prestação do melhor serviço possível, o bem comum e a busca da verdade real. Logo, quando estão no exercício de suas funções, não podem se afastar dos compromissos éticos assumidos e do cumprimento das leis e da Constituição Federal. Nessa busca, devem respeitar não só as leis, como também a boa técnica e o dever de sempre cumprir as regras de conduta, evitando imperícia, imprudência e a negligência, em outras palavras, evitando o ERRO PROFISSIONAL. Devemos nos qualificar continuamente para evitar o “erro profissional”.

Minicurso B2

Carga Horária: 5 horas.

Objetivo: Embasamentos teóricos e prática de equipamentos destinados a medição de vibração ocupacional.

Ementa:

Avaliação Preliminar da Exposição ao agente vibração

  • Definições conceituais sobre VCI (Vibração de Corpo Inteiro) e VMB (Vibração de Mãos e Braços)
  • Fontes de Vibração Ocupacional VCI e VMB

Critérios para seleção de medidores de vibração

  • Características dos medidores de vibração reconhecidas pelo INMETRO
  • Características mínimas dos medidores de vibração para atender as metodologias das NHO9, NHO10 e Anexo 8 da NR15
  • Calibração: Entendimento e compreensão da transferência de rastreabilidade duma calibração no âmbito do INMETRO (VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia)
  • Como identificar capacitados e requerer uma calibração RBC – Rede Brasileira de Calibração

Configuração do medidor e entendimento dos parâmetros de Medição  

  • Apresentação dos conceitos de amplitude e frequência no âmbito da vibração ocupacional
  • Entendimento e compreensão das medidas de Aceleração e Dose de Vibração
  • Ponderação em frequência wd, wk e wh
  • Fator de Crista
  • Como configurar os eixos ortogonais (X, Y e Z) para VCI e VMB
  • Entendimento dos parâmetros arm, arep, are, aren e VDVR contidos nas NHO09 e NHO10 da Fundacentro e Anexo 8 da NR15

Avaliação – Estratégias de amostragem

  • Como definir tempo de exposição
  • Entendimento e compreensão dos termos técnicos késima amostra, componente de exposição e demais relacionados a medição

Parte prática: Avaliação e Julgamento

  • Exercício prático de avaliação VCI a ser apresentado pelos participantes num veículo do CREA-MS em ruas locais
  • Demonstração em software dos cálculos aplicáveis as amostragem e avaliações 
  • Limites de Exposição Ocupacional – Julgamento

Faça sua inscrição aqui.