Minicursos Matutino das 08h00 às 12h00
Minicurso A1
CARGA HORÁRIA: 04 horas
OBJETIVO: Este minicurso tem o objetivo de chamar a atenção para questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na organização, empresa, serviço ou atividade. Apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitam a análise destas tragédias.
RESUMO: A Abordagem da Segurança Proativa complementa as avaliações de risco tradicionais e utiliza para fundamentar a sua proposta: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. A base de dados foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil. A Mentoria e o Curso Prevenir Tragédias estão validados por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos. Breve apresentação do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, pode ser acessada em: https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html
EMENTA: O conteúdo deste curso versará sobre uma introdução, trajetória da pesquisa, quadro referencial teórico, framework da ASPRE, estudos de casos, capacitação, resultados e conclusão.
Minicurso B1
CARGA HORÁRIA: 04 horas
OBJETIVO: Propiciar aos Participantes uma Visão Jurídica Abrangente e Atualizada das Repercussões Jurídicas (Constitucionais, Civis, Criminais, Administrativas, Previdenciárias e Trabalhistas) em face da Ocorrência do Acidente de Trabalho em qualquer uma de suas Espécies Legais, incluídas as modalidades de Doenças Profissionais e do Trabalho, para os Diversos Atores da Relação Empregatícia (Governo, Empregador, Empregados e Profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho – SST).
EMENTA: Paradoxo da Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil. Conceitos Jurídicos Fundamentais (Ato Ilícito; Dolo, Culpa: Imprudência, Imperícia e Negligência; Responsabilidades: Objetiva e Subjetiva). Fundamentos Jurídico-Hierárquicos da SST e o Direito Brasileiro. O Acidente do Trabalho e suas Espécies Legais. Tópicos Específicos de Direito: Constitucional, Civil, Penal, Administrativo, Trabalhista, Previdenciário e Sumular); Possíveis Crimes Decorrentes do Acidente de Trabalho; Indenização Acidentária-Trabalhista; e, Ação Regressiva Acidentária-Previdenciária.
Minicurso C1
CARGA HORÁRIA: 04 horas
OBJETIVO: Propiciar aos participantes conhecimentos sobre o levantamento de Riscos Ocupacionais bem como a sua gestão eficaz em atendimento as normas específicas e as boas práticas em Higiene Ocupacional (HO).
RESUMO: A NR 01, em sua atual versão, traz o conceito de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, portanto, as organizações passam a ter a obrigação de planejar e implementar um sistema de gerenciamento de riscos, o que antes era uma boa prática e muito recomendada, passar a ser um requisito legal. Neste sentido o PGR deve ser constituído como um documento que possa ser capaz de produzir evidências deste sistema de gestão. Este curso visa dar uma visão geral sobre o que é um sistema de gestão de riscos ocupacionais e como é possível produzir um PGR capaz de demonstrar a conformidade da empresa com os diversos itens da NR 01.
EMENTA: Aspectos normativos do (GRO). Aspectos do Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR). Fundamentos da Higiene Industrial (HI). Formas de abordagem no levantamento de Agentes de Riscos Ocupacionais. Manuseio de instrumentos de avaliação quantitativa. Abordagem sobre o Inventário e Planos de Ação do PGR.
Minicursos Vespertino das 13h30 às 17h30
Minicurso A2
CARGA HORÁRIA: 04 horas
OBJETIVO: Capacitar docentes em engenharia de segurança do trabalho para compreender e aplicar os princípios do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade no contexto da engenharia, equipando-os com as ferramentas necessárias para desenvolver e implementar soluções práticas e inovadoras diante dos seus desafios profissionais. O curso visa fomentar uma mentalidade empreendedora entre os profissionais da área, preparando-os para liderar mudanças significativas e positivas em suas organizações e na sociedade.
RESUMO: O curso “Empreendedorismo Inovador na Engenharia: Teoria e Prática para um Futuro Sustentável” destina-se a docentes em engenharia de segurança do trabalho, focando no desenvolvimento de competências empreendedoras, inovação e sustentabilidade. Abordando conceitos fundamentais, o programa integra teoria e aplicação prática, visando equipar os participantes com habilidades para desenvolver e estimular projetos inovadores e sustentáveis. Inclui análise de estudos de caso, desenvolvimento de dinâmicas que simulam o processo empreendedor e discussão de estratégias para implementação de soluções eficazes em segurança do trabalho.
EMENTA: História do empreendedorismo e suas principais características Perfil do empreendedor O empreendedor na era digital e pós pandemia.
Minicurso B2
CARGA HORÁRIA: 04 horas
OBJETIVO: Preparar e capacitar os profissionais para essa atividade, cada vez mais exigente e desafiadora, no Brasil e no mundo. Liderança e Gestão de pessoas e equipes caminham lado a lado, de mãos dadas, como irmãos gêmeos. Neste curso, em tela, você aprenderá um conjunto de crenças, valores e hábitos (práticas e experiências exitosas), visando desenvolver em você, mudanças de comportamentos e atitudes, bem como na sua empresa: criando um ambiente de resultados, como nunca, com alto engajamento laboral e administrativo de diretores, chefias e trabalhadores. Sua recompensa será: reconhecimento e valorização do seu empregador.
RESUMO: o mundo dos negócios (empresa) está em contínua evolução e mudança no Brasil. VENCERÁ QUEM APRENDER E PRATICAR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS EM LIDERANÇA E GESTÃO. As qualidades profissionais de LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES, precisam ser aprendidas, praticadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas. Esse é o diferencial de sucesso profissional numa empresa. Aqui você aprenderá: dialogar e se comunicar; se autoconhecer; exercer influência; liderar e trabalhar em equipe; gerar resultados. Nesse curso você conhecerá ferramentas e estratégias para gerar um ambiente de resultados e integração laboral, para atingir a meta: ZERO ACIDENTES.
EMENTA: Serão abordados 2 módulos:
Modulo 1 – crença; valores e hábitos em Liderança e Gestão de pessoas e equipes: Práticas e Experiências Exitosas.
Modulo 2 – elaboração e aplicação do PGR – PROGRAMA DE GESTÃO DE RISCOS (norma do MINISTÉRIO do TRABALHO): Práticas e Experiências Exitosas.
Minicurso C2
CARGA HORÁRIA: 04 horas
OBJETIVO: Este curso destina a promover conhecimento e discussões técnicas aos profissionais de saúde e segurança do trabalho quanto a operacionalidade dos aparelhos de medição, ruído, poeiras, gases, vibração, bem como a interpretação dos dados obtidos a partir das medições realizadas em campo, com base nas Normas regulamentadoras, NBR ABNT e Normas de higiene ocupacional da Fundacentro.
RESUMO: A NR 01, em sua atual versão, traz o conceito de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, assim sendo, as organizações passam a ter a obrigação de planejar e implementar um sistema de gerenciamento de riscos, o que antes era uma boa prática muito recomendada, passar a ser um requisito legal, nesse sentido o domínio das corretas práticas das avaliações ambientais, com a utilização correta dos equipamentos é parte fundamental do processo, traz segurança jurídica para as empresas e ampara os trabalhadores em seus direitos fundamentais a saúde e segurança no trabalho.
EMENTA: NR 07 PPRA, NR-15 – ANEXO 1 – LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE, NR-15 – ANEXO 2 – LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDOS DE IMPACTO, NR-15 – ANEXO 3 – LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA EXPOSIÇÃO AO CALOR, NR-15 – ANEXO 8 – VIBRAÇÃO, NR-15 – ANEXO 12 – LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA POEIRAS MINERAIS, NBR 10.151 e Lei 4092/2008 – Lei do silêncio, NHO 01 – Norma de higiene ocupacional : procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional ao ruído, NHO 06 – Norma de higiene ocupacional: procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional ao calor, NHO 08 – Norma de higiene ocupacional: procedimento técnico: coleta de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de trabalho, NHO 09 – Norma de higiene ocupacional: procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro, NHO 10 – Norma de higiene ocupacional: procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional a vibração de mãos e braços.